Alugar uma casa ou um apartamento pode ser um processo burocrático e, algumas vezes, demorado. Então, para evitar isso, uma alternativa pode ser alugar direto com o proprietário.
Geralmente, esse processo proporciona agilidade ao aluguel, mas, em contrapartida, diminui a segurança da negociação.
Quer saber como funciona o aluguel direto com o dono e como aumentar a segurança da operação? Então, leia o conteúdo a seguir!
O aluguel direto com o proprietário é uma das opções mais rápidas e práticas para alugar um imóvel, e não possui a intermediação de uma imobiliária.
Para garantir o sucesso do negócio e evitar possíveis desentendimentos, é necessário tomar alguns cuidados desde o anúncio do imóvel até o pagamento mensal da quantia acordada, como elaborar um contrato, seguir a Lei do Inquilino, entre outros tópicos que serão discutidos a seguir.
E esses cuidados valem tanto para o proprietário quanto para o inquilino, ok?
A Lei do Inquilino (Lei N° 8.245) dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e procedimentos a eles pertinentes. Possui uma série de regulamentos, direitos e deveres que norteiam as ações dos proprietários e inquilinos.
Quanto ao aluguel sem intermediação de uma imobiliária, a lei autoriza que o próprio dono administre o aluguel de seus imóveis.
Assim como as outras formas de alugar um imóvel, a opção direta com o dono possui vantagens e desvantagens. Separamos as principais para você analisar:
Uma vez que a moradia é um dos itens mais importantes e essenciais para a sobrevivência de qualquer um, a compra ou aluguel de um imóvel deve ser realizado com muita cautela e segurança.
Para isso, a elaboração de um contrato torna-se fundamental, já que é um dos principais mecanismos para assegurar que não haja desentendimento entre as partes e que todos os itens acordados sejam cumpridos.
Além disso, favorece para um bom relacionamento entre proprietário e inquilino.
Para ser assertivo, o contrato de aluguel deve conter as seguintes informações:
Lembrando que, caso você não tenha feito um contrato escrito, há como comprovar o vínculo entre proprietário e inquilino por meio de comprovantes de transferência, fotos, mensagens, e-mails, etc.
No entanto, aconselhamos sempre a elaboração de um contrato para assegurar a segurança do negócio.
Para garantir que o pagamento dos custos mensais do imóvel, o ideal seria estabelecer uma garantia para o negócio, as quais podem ser:
Fiador: Pessoa escolhida pelo inquilino para pagar os custos do imóvel em caso de inadimplência.
Seguro fiança: É um seguro que cobre os custos mensais e geralmente inclui também possíveis danos e reparos do imóvel. Para isso, a seguradora cobra um custo fixo mensal.
Deposito Caução: Valor depositado previamente para o proprietário no valor de no máximo três vezes o aluguel mensal.
Para alugar diretamente com o proprietário, negocie termos, faça um contrato claro e registre em cartório. Consulte um advogado para auxílio.
Ao alugar direto com o proprietário, verifique a documentação, estado do imóvel, e negocie cláusulas contratuais. Peça recibos e confirme dados.
(51) 98249-6703
© 2024 ARX Imobiliárias – Por Phigital – Todos os direitos reservados
(51) 98249-6703
AUTORIZAÇÕES PARA INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Brasil
CRECI 26509 J
© 2024 ARX Imobiliárias – Por Phigital – Todos os direitos reservados